dom rinaldi: A perfeição não consiste em fazer coisas extrao



A perfeição não consiste em fazer coisas extraordinárias, mas em praticar as mesmas obras de Cristo com sentimentos elevados e com amor ao sacrifício, tratando de fazer bem todas as coisas unicamente para agradar a Deus e para fazer a sua Divina Vontade.
Praticai as virtudes que por certo ireis adquirindo com uma vida perfeita, empenhando-vos em realizar o maior bem possível, sempre conforme o espírito de São João Bosco.
Muita simplicidade em qualquer de vossas obras ou práticas de piedade.
Sois poucas... As obras do Senhor nascem na pobreza, na humildade e se formam no silêncio. É preferível que sejam poucas, porém de bom espírito; é melhor uma só árvore, mas com raiz forte, do que muitas com raiz fraca.
Muita simplicidade em qualquer de vossas obras ou práticas de piedade.
O Exercício da Boa Morte consiste em fazer melhor todas as práticas de piedade: a meditação, a Sagrada Comunhão e, de modo particular, o exame de consciência .
Durante o dia, costumamos fazer tudo com muita pressa e deixamos escapar os bons pensamentos...
O exame de consciência deve ser feito com tranqüilidade, sendo empregado, para este fim, o tempo que for necessário, de modo que nada possa distrair o pensamento concentrado na revisão e no estudo da vida interior. Certamente, se faltar a tranqüilidade, não tiraremos proveito do exame.
Vós sabeis já que foi precisamente na Festa da Imaculada que nosso Pai Dom Bosco, numa Igreja desta cidade, deu início à sua obra, e vós, como Filhas de Maria Auxiliadora, vós que quereis seguir mais de perto suas lições, tendes que fazer durante esta novena algo especial. O pensamento que vos deixo é que nestes dias pratiqueis com um particular cuidado a virtude da pureza.
Não somente façais vós o que em vosso lugar faria a Santíssima Virgem, mas inspirai também ao vosso redor o amor a tão bela virtude, além de acrescentar uma intenção especial, a fim de que a Festa da Imaculada volte ao seu antigo esplendor e que nestes anos possa ser celebrada de maneira muito especial em todas os lugares.
Que deveis fazer vós para ter ânimo?
Antes de tudo, deveis rezar por vós mesmas, para vos animar a cada dia a levar a cruz que o Senhor vos confiou; esta é a primeira coisa que deveis fazer. Isto feito, deveis realizar bem vossas obras, ou seja, as que são próprias do vosso estado de vida, como Deus quer, dentro da vossa consagração segundo o Espírito do Senhor e de Dom Bosco.
Porém, só isto não basta; tem que haver uma finalidade especial. Por mais ocupadas que possais estar, sempre vos sobrará alguma energia; esta há de ser utilizada por vós de um modo especial, com objetivo e fim especiais, conciliando-a, ao mesmo tempo, com vosso estado de vida.
Vós podeis realizar as obras de Dom Bosco em qualquer lugar onde vos encontreis; o programa de Dom Bosco é fazer o bem, de modo particular, à juventude pobre e abandonada.
Toda a pessoa que trabalha é pobre; por isto, não há que considerar pobre apenas quem vive da caridade alheia. Geralmente, todos os que trabalham são pobres.
Jesus, nosso Modelo, foi obediente até a morte e morte de Cruz, diz São Paulo. Desejaria que praticasses a obediência que nasce espontaneamente da humildade. Quem é humilde de verdade não encontra dificuldade na obediência às disposições de Deus a cada momento no cotidiano da sua vida."
A prática da caridade é semelhante a um bom perfume que se espalha no ar e atrai; ela propaga seu perfume suave de bondade, que conquista e atrai os corações. Vós deveis, portanto, apoiar-vos nesta virtude, como base de todas as vossas obras.
Antes de tudo, vos recomendo que sejais muito caridosas entre vós; sabei compadecer-vos, perdoar com muita delicadeza vossos defeitos; com delicadeza e bondade, fazei que se observem as coisas que julgais oportunas, sobretudo para o bem de vossas companheiras; tende muito cuidado: se não vos sentis tranqüilas, esperai para falar; é necessário que vossa palavra seja caridosa, que vosso trato seja delicado, a fim de obter um bom resultado.
(...)É a caridade que deveria arder em vossos corações, e enquanto arde pela Virgem, empenhai-vos em fazer o bem aos outros com generosidade e humildade.
Observai a vela: queima-se e a chama se levanta para o alto; abaixo, está fria, a chama a consome, a destrói, sem aquecê-la. Sua luz se difunde ao redor, ilumina aos demais e nada a si mesma. Sobe a luz, ilumina ao redor e se consome por debaixo. Assim é quem ama o Senhor nosso Deus de verdade: olha para o alto, beneficia ao redor, consome-se a si mesmo. A verdadeira caridade busca unicamente a Deus e não a si mesma, desfazendo-se pelos outros com amor.
Toda vez que olhais a vela que se consome no altar, lembrai-vos que é a verdadeira imagem da caridade e que vos está recordando o amor pela Virgem que deveis manter aceso nos vossos corações, o mesmo amor que deveis deixar-vos consumir a vós mesmas por todos os demais.
Não se pode amar a Virgem sem fazer o bem ao próximo. Por muito que trabalhemos, nunca faremos o suficiente; sempre será pouco. Consumamos, pois, nossa vida neste mundo, iluminando, dando calor, beneficiando, fazendo o bem a todos.
A perfeição não consiste em fazer coisas extraordinárias, mas em praticar as mesmas obras de Cristo com sentimentos elevados e com amor ao sacrifício, tratando de fazer bem todas as coisas unicamente para agradar a Deus e para fazer a sua Divina Vontade.

dom rinaldi

Contato Politica de Privacidade Datas Comemorativas Parceiros Facebook Twitter