jmel: Por que a solidão é a fiel companheira do filós



Por que a solidão é a fiel companheira do filósofo? É o filósofo que a busca ou é ela que o atrai? Talvez esta atração seja (para fugir) uma fuga da incompreensão dos leigos e dos eruditos racionais!!

A solidão me extasia. Sua voz me acalma. Seu sussurro me excita. Sua calma me incita. Sua candura me enobrece!
Amo a solidão! Nela eu me encontro; sou único e disseminado em fragmentos cósmicos! Sou o poder e a glória. Sou o fracasso e o escárnio. Sou vida e a morte! Sou o que não sou!! Esta é a única coisa que chamo de realidade e que só encontro mergulhando na solidão: ser o que não é !! É o meu ser não sendo aquilo que dizem que ele é. Mas, sendo tudo o que não dizem dele. Sendo tudo que não lhe é atribuído. O meu ser só é quando ele não o é! Isto é, quando ele não é o que lhe é atribuído! Isto só é possível com a ajuda da companheira solidão.
Toda vez que me associo, sou mal entendido ou , na maioria das vezes, não sou entendido.
Sou obrigado a repetir palavras de eruditos ou de leigos. Isto me escraviza; aniquila meus pensamentos – a única coisa que chamo de liberdade!
A única coisa que me liberta é a liberdade de pensar. Isto me dá alegria de viver! Mas pensar só tem sentido quando vem seguido das idéias inusitadas; e o inusitado é repelido por uma sociedade pragmatizada e conservadora – sem visão holística nem cósmica; que segue os personagens de Platão em “O Mito da Caverna”- escravos inconscientes!

Liberdade de agir sob pensamentos límpidos e paradoxais! Só quero liberdade!
Sei que está é e sempre será a única força do filósofo! E também é e será uma constante ameaça ao sistema , na ótica das conservadoras, da burguesia e e dos “senhores feudais”!
Pois, pensar é querer; e querer e poder!!
Palavra de ordem dos senhores feudais e da igreja : Deixar um filósofo disseminar seus pensamentos na sociedade , jamais! Acabemos com eles, ou os joguemos ao ócio do intelecto.
Fizeram isto com Sócrates, Jesus Cristo, Galileu Galilei, Albert Einstein e com outros!

Não há pensamento filosófico que não seja combatido!
Não há filosofia sem perseguição!
Se não hã perseguição, não há filosofia!
Poderá até haver filósofos, mas que não filosofem. Estes não serão perseguidos. Pois são eternos copiadores de livros sintetizados em velhos quadros negros ou projetados em slides!
Não importam os avanços tecnológicos, filósofo sem filosofia é análogo a um analfabeto dentro de uma uma vasta biblioteca; é um cego que não sabe nadar, jogado ao mar!

A solidão me enlouquece, mas me leva à realidade!
Ela me assusta , mas não me causa medo!
Ela me julga, mas não me condena!
Ela me cansa, mas me tonifica!
Ela me aflige mas me acalma!
Ela me bate, mas me acalanta!
Ela me expele, mas me atrai!
Ela é candura e sapiência!
Ela acusa e me defende!
Ela é eu e eu sou ela!

Solidão!
Sem ti,
seria eu,
simplesmente,
um solitário
numa vasta
solidão
cósmica!

Solidão:
janela,
terra
fogo
vida
mar
ar
eu
Deus

jmel

Contato Politica de Privacidade Datas Comemorativas Parceiros Facebook Twitter