Biografia de Voltaire

Autores > Voltaire > biografia

Biografia Voltaire

François-Marie Arouet mais conhecido pelo pseudónimo Voltaire foi um ensaísta, poeta, filósofo, dramaturgo e historiador francês.

Voltaire atacou com veemência todos os abusos praticados pelo Antigo Regime. Tinha a visão de que não importava o tamanho de um monarca, deveria antes de punir um servo, passar por todos os processos legais, e só então executar a pena, se assim consentido por lei.

Todas as ideias presentes nos escritos de Voltaire expressam a perspectiva do Iluminismo, era um acérrimo defensor da submissão ao domínio da lei, baseava-se em sua convicção de que o poder devia ser exercido de maneira racional e benéfica.

Por ter convivido com a liberdade inglesa, acreditava que era possível num governo e um Estado ideais, justos e tolerantes . Não foi democrata, e acreditava que as pessoas comuns. Voltaire transformou-se num perseguidor da Igreja católica.

Voltaire morreu em 30 de maio de 1778. Uma revista escreveu e declarou Voltaire como "o maior, o mais ilustre e talvez o único monumento desta época gloriosa em que todos os talentos, todas as artes do espírito humano pareciam haver se elevado ao mais alto grau de sua perfeição".

A família quis que seus restos repousassem na abadia de Scellieres. A Revolução trouxe em triunfo os restos de Voltaire ao panteão de Paris - antiga igreja de Santa Genoveva. Na escura cripta, frente, permanece até hoje este escrito:

"Aos louros de Voltaire. A Assembleia Nacional decretou em 30 de maio de 1791 que havia merecido as honras dadas aos grandes homens".

Voltaire introduziu várias reformas na França, como a liberdade de imprensa, tolerância religiosa, um sistema imparcial de justiça criminal, tributação proporcional e redução dos privilégios do clero e da nobreza.

Lista: 222 pensamentos de Voltaire.

Pensamentos

Os homens erram, os grandes homens confessam que erraram.

Voltaire

Os preconceitos, meu amigo, são os reis do vulgo.

Voltaire

"Quem revela o segredo dos outros passa por traidor; quem revela o próprio segredo passa por imbecil."

Voltaire

A falsa ciência cria os ateus, a verdadeira, faz o homem prostrar-se diante da divindade.

Voltaire

A política tem a sua fonte na perversidade e não na grandeza do espírito humano.

Voltaire


Contato Politica de Privacidade Datas Comemorativas Parceiros Facebook Twitter