Biografia de Johann Goethe

Autores > Johann Goethe > biografia

Biografia Johann Goethe

Johann Wolfgang von Goethe, nasceu no dia 28 de Agosto de 1749, em Frankfurt.

Herdou do seu pai, o gosto pelas pesquisas e pelas coleções. Aos 16 anos inicia seus estudos, estudou Belas Artes, Latim, Grego, Francês, Italiano; além destes fez outros cursos, nomeadamente, medicina, botânica e geologia.

Quando completou 19 anos, regressou à Frankfurt, esgotado pela vida agitada que levava. Aproveitou o descanso obrigatório para ler Shakespeare, estudar Alquimia, Cabala e as obras de Paracelso. Não foi necessário muito tempo para a sua recuperação. Viajou para Estrasburgo para aí, formar-se em advocacia.

Em 1775 o Príncipe Carlos Augusté, chama Weimar para este ocupar altos cargos públicos, onde ficou até 1783 e depois regressa a Frankfurt. Aí, escreve um romance, publica um drama, faz grande sucesso, tornando-se um dos precursores do romantismo nascente. Compôs inúmeros poemas de inspiração maçônica.

Em Setembro de 1786 vai para a Itália ficando lá até 1788, onde resolveu abandonar as Artes Plásticas, para dedicar parte substancial do seu tempo à poesia. Na Itália teve a revelação do mundo clássico, lá, cultivou as Ciências Físicas e Naturais.

Ao regressar a sua terra natal, abandonou os cargos oficiais, conhece a sua amante Cristiane Vulpius, uma jovem de 23 anos, que em 1789 lhe dá o único filho: Augusto. O casamento de ambos só acontece em 19 de Outubro de 1806.

No 1808, dedica-se ao estudo das cores, da morfologia das plantas, da mineralogia. Novas notícias acerca dele só em 1816, quando ficou viúvo. O filho falece em Outubro de 1830, com cerca de 41 anos de idade.

Algumas das suas obras declaravam a sua fé na Astrologia e nas suas obras vemos várias dúvidas filosóficas da época. Deu inicio a um novo método de aproximar o homem com a natureza, numa concepção do mundo expressa na fusão da intuição com o pensamento. Toda a sua obra evidencia uma busca incessante da sabedoria, em busca do conhecimento da suprema verdade. Seus trabalhos sobre: Física, Biologia e Fisiologia possuem grande importância científica.

JOHANN WOLFANG VON GOETHE escreveu Poesia, Drama, Novela, Filosofia e Ciências. Eis alguns dos mais importantes escritos:

- Samtliche Werke In Chronologischer Folge, 45 Vols.;
- Metamorfose das Plantas (1790);
- Contribuição para a Ótica (1791);
- Da teoria das Cores (1810);
- Metamorfose dos Animais (1820).

Lista: 164 pensamentos de Johann Goethe.

Pensamentos

A alegria não está nas coisas, está em nós.

Johann Goethe

A amizade é como os títulos honoríficos: quanto mais velha, mais preciosa.

Johann Goethe

A beleza ideal está na simplicidade calma e serena.

Johann Goethe

A claridade é uma justa repartição de sombras e de luz.

Johann Goethe

A felicidade mais elevada é aquela que corrige os nossos defeitos e equilibra as nossas debilidades.

Johann Goethe


Contato Politica de Privacidade Datas Comemorativas Parceiros Facebook Twitter