Biografia de Baruch Espinoza

Autores > Baruch Espinoza > biografia

Biografia Baruch Espinoza

Baruch (Benedictus, em latim) Spinoza era de família judia de origem portuguesa. Seu pai era um comerciante abastado. Criado dentro do judaísmo, Baruch estudou a Bíblia Sagrada e o Talmude, o livro dos ensinamentos rabínicos. Entre os anos de 1654 e 1656, dirigiu os negócios de sua família, mas, em junho desse ano, foi acusado de heresia e excomungado, tendo de abandonar a comunidade judaica. Mudou-se, então, para Leyden e depois para Haia, onde passou a viver de seu trabalho como polidor de lentes.

Em 1633, Spinoza publicou "Princípios da Filosofia de Descartes", obra expositiva dirigida a um jovem discípulo. Certamente já trabalhava, nessa época, na sua "Ética", obra-prima que só seria publicada postumamente.
Vivendo num período em que os princípios de tolerância da sociedade holandesa estavam ameaçados, Spinoza preferiu trabalhar no seu "Tratado Teológico-político". Essa obra foi publicada anonimamente em 1670, causando escândalo.

Em 1673, foi convidado pelo rei Luís 2o a permanecer na França, recebendo uma pensão. Uma cátedra para lecionar na Universidade de Heidelberg lhe foi oferecida e também recusada. Spinoza preferiu a independência para elaborar sua obra. Levou uma vida sóbria, limitada por sua saúde frágil.e faleceu em 1677, aos 44 anos. Em sua obra mais importante, "Ética", o filósofo demonstrou, à maneira dos geômetras, a inteligibilidade de Deus. Segundo ele, espírito e matéria seriam apenas dois atributos da substância única, divina, de infinitos atributos. O pensamento de Baruch Spinoza exerce ainda hoje considerável influência.

Lista: 12 pensamentos de Baruch Espinoza.

Pensamentos

A felicidade não é um prémio da virtude, é a própria virtude.

Baruch Espinoza

Cada um tem tantos direitos, segundo o poder que tem.

Baruch Espinoza

É aos escravos, e não aos homens livres, que se dá um prémio para os recompensar por se terem comportado bem.

Baruch Espinoza

É livre a pessoa se pode avançar abertamente sem ter de utilizar artimanhas.

Baruch Espinoza

Não há esperança sem medo, nem medo sem esperança.

Baruch Espinoza


Contato Politica de Privacidade Datas Comemorativas Parceiros Facebook Twitter