Biografia de Arnaldo Jabor

Autores > Arnaldo Jabor > biografia

Biografia Arnaldo Jabor

Arnaldo Jabor, crítico, cineasta e jornalista carioca. Nasceu no Rio de Janeiro, dia 12 de dezembro de 1940.

Começou a carreira em 1962 em O Metropolitano, jornal ligado ao movimento estudantil. Ao longo das décadas de 60, 70 e 80, dedicou-se ao cinema. Antes de lançar Pindorama (1970), seu primeiro filme de ficção, foi assistente de Carlos Diegues, Leon Hirszman e Paulo César Saraceni. Entre seus filmes mais famosos estão Toda Nudez Será Castigada (1973) e Eu Sei Que Vou Te Amar (1984).

Em 1991, abandonou o cinema e iniciou colaboração semanal na Folha de S. Paulo, tornando-se uma das personalidades mais polêmicas da imprensa brasileira. Em 1995, começou a trabalhar como comentarista dos telejornais da Rede Globo. Jabor já lançou cinco coletâneas de crônicas: Os Canibais estão na Sala de Jantar (1993), Brasil na Cabeça (1995), Sanduíches de Realidade (1997), A Invasão das Salsichas Gigantes e Amor é Prosa, Sexo é Poesia (2004).

Em toda sua obra, seja no cinema ou no jornalismo, ele faz uma crônica dos vícios da classe média do país. Vem daí sua ligação com Nelson Rodrigues, cujo universo temático ele compartilha. Foi dele que Jabor herdou o gosto pela hipérbole e pelo adjetivo, abundantes em seus textos. Capaz de escrever com fluência em estilos variados, é pródigo em aliar citações eruditas a uma visão debochada da realidade brasileira.

Lista: 17 pensamentos de Arnaldo Jabor.

Pensamentos

Amor

arnaldo jabor

...Amar não requer conhecimento prévio nem consulta ao SPC. Ama-se justamente pelo que o Amor tem de indefinível...

Arnaldo Jabor

Eu te amo... não diz tudo

Arnaldo Jabor

fiel

arnaldo jabor

lindo

arnaldo jabor


Contato Politica de Privacidade Datas Comemorativas Parceiros Facebook Twitter