Frases de Maquiavel

> Autores > Maquiavel
Nicolau Maquiavel (Niccolò Machiavelli), (03 de maio de 1469 - 21 de junho de 1527). Filósofo e político italiano (Florença).


Encontradoss 21 pensamentoss de Maquiavel

Pelo que se nota que os homens ou são aliciados ou aniquilados

Maquiavel

Não se pode chamar de "valor" assassinar seus cidadãos, trair seus amigos, faltar a palavra dada, ser desapiedado, não ter religião. Essas atitudes podem levar à conquista de um império, mas não à glória

Maquiavel

Um príncipe sábio deve observar modos similares e nunca, em tempo de paz, ficar ocioso"

Maquiavel

Quando fizer o bem, faça-o aos poucos. Quando for praticar o mal, fazê-lo de uma vez só.

Maquiavel

Os homens têm menos escrúpulos em ofender quem se faz amar do que quem se faz temer, pois o amor é mantido por vínculos de gratidão que se rompem quando deixam de ser necessérios, já que os homens são egoístas; mas o temor é mantido pelo medo do castigo, que nunca falha

Maquiavel

AO REI TUDO, MENOS A HONRA

MAQUIAVEL

Nenhum indício melhor se pode ter a respeito de um homem do que a companhia que
freqüenta: o que tem companheiros decentes e honestos adquire, merecidamente,
bom nome, porque é impossível que não tenha alguma semelhança com eles.

Maquiavel

"...Pois o homem que queira professar o bem por toda parte é natural que se arruíne entre tantos que não são bons."

Maquiavel

Há uma dúvida se é melhor sermos amados do que temidos, ou vice-versa. Deve-se responder que gostaríamos de ter ambas as coisas, sendo amados e temidos; mas, como é difícil juntar as duas coisas, se tivermos que renunciar a uma delas, é muito mais seguro sermos temidos do que amados... pois dos homens, em geral, podemos dizer o seguinte: eles são ingratos, volúveis, simuladores, covardes e ambiciosos; eles furtam-se aos perigos e são ávidos de lucrar. Enquanto você fizer o bem para eles, são todos teus, oferecem-te seu próprio sangue, suas posses, suas vidas, seus filhos. Isso tudo até em momentos que você não tem necessidade. Mas, quando você precisar, eles viram-lhe as costas.

Maquiavél

Há três espécies de cérebros: uns entendem por si próprios; os outros discernem o que os primeiros entendem; e os terceiros não entendem nem por si próprios nem pelos outros; os primeiros são excelentíssimos; os segundos excelentes; e os terceiros totalmente inúteis.

Maquiavel

Assegurar-se contra os inimigos, ganhar amigos, vencer por força ou por fraude, faze-se amar a e temer pelo povo, ser seguido e respeitado pelos soldados, destruir os que podem ou devem causar dano, inovar com propostas novas as instituições antigas, ser severo e agradável, magnânimo e liberal, destruir a milícia infiel e criar uma nova, manter as amizades de reis e príncipes, de modo que lhe devam beneficiar com cortesia ou combater com respeito, não encontrará exemplos mais atuais do que as ações do duque.

Maquiavel

"costumam, os mais da vezez, os que desejam obter graça junto a um principe chegar-se a ele com as coisas que, entre as suas, tenham em maior conta, ou com as quais mais o vejam deleitar-se. Daí ver-se frequentemente serem eles presenteados com cavalos,ouro pedras preciosas e ornamentos das demais valias, dignos de sua grandez... Não encontrei entre as coisas do meu cabedal, nem uma que me seja tão cara ou que tanto considere quanto o meu conhecimento dos feitos dos grandes homens, por mim obtidos atraves de longas experiências... das quais excogitado e examinado, esumido agora num pequeno volume, que mando a vossa magnificiencia.... Naum quero que se repute presunçoso o fato de um homem de baixa e infima condição ousar discorrer sobre os governos dos principese regulá-los... pois para conhecer bem a natureza dos povos, é necessario ser principe, e para conhecer bem a dos principes, é necessario ser homem do povo..."
O principe, Maquiavel...

Maquiavel

"Os fins justificam os meios"

Maquiavel

A primeira imprensão que se tem de um governante e da sua inteligência é dada pelos homens que o cercam.

Maquiavel

"Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos."

Maquiavel

Tendo o príncipe necessidade de saber usar bem a natureza do animal, deve escolher a raposa e o leão, pois o leão não sabe se defender das armadilhas e a raposa não sabe se defender da força bruta dos lobos. Portanto é preciso ser raposa, para conhecer as armadilhas e leão, para aterrorizar os lobos.

Maquiavel

Creio que seriam desejáveis ambas as coisas, mas, como é difícil reuní-las, é mais seguro ser temido do que amado.

Maquiavel

Homens ofendem por medo ou por ódio

Maquiavel

A MEDIOCRIDADE E O ANONIMATO SÃO A MELHOR ESCOLHA.

MAQUIAVEL

O FIM JUSTIFICA OS MEIOS

MAQUIAVEL

NÃO É A INTENÇÃO QUE VALIDA UM ATO, MAS SEU RESULTADO.

MAQUIAVEL


Contato Politica de Privacidade Datas Comemorativas Parceiros Facebook Twitter