Frases de Joaquim Nabuco

> Autores > Joaquim Nabuco
Joaquim Nabuco ou Joaquim Aurélio Barreto Nabuco de Araújo, nasceu em 19 de Agosto de 1849 em Pernambuco, faleceu em 17 de Janeiro de 1910 em Washington, DC. Filho de um rico jurista e político baiano, José Thomaz Nabuco de Araújo, que se radicou no Recife, Joaquim Nabuco se opôs de maneira veemente a escravidão, contra a qual ele lutou tanto por meio de atividades políticas e quanto de seus escritos. Ele fez campanha contra a escravidão na Câmara dos Deputados de 1878, e fundou a Sociedade Anti-Escravidão Brasileira. Ele foi em grande parte responsável pela abolição da escravidão em 1888, e depois da derrubada da monarquia brasileira ele se retirou da vida pública por algum tempo.


Encontradoss 16 pensamentoss de Joaquim Nabuco

Os invejosos invejam-se reciprocamente.

Joaquim Nabuco

Parece pretensioso o uso do «eu»; no entanto a forma pessoal é a única que exclui toda a pretensão. Quem a emprega traduz impressões recebidas, não emite sentenças, mas quem se veda o uso do «eu», constitui-se forçosamente num oráculo.

Joaquim Nabuco

A oposição será sempre popular; é o prato servido à multidão que não logra participar no banquete.

Joaquim Nabuco

Evitai de vos observar ao microscópio. Bons olhos, sem vidros, voltados para o que vos cerca é quanto basta.

Joaquim Nabuco

É a nossos filhos que pagamos a nossa dívida para com os nossos pais.

Joaquim Nabuco

A história da escravidão africana na América é um abismo de degradação e miséria que se não pode sondar.

Joaquim Nabuco

Privar um poeta de sua língua é roubar-lhe a metade da alma.

Joaquim Nabuco

Uma das maiores burlas dos nossos tempos terá sido o prestígio da imprensa. Atrás do jornal, não vemos os escritores, compondo a sós o seu artigo. Vemos as massas que o vão ler e que, por compartilhar dessa ilusão, o repetirão como se fosse o seu próprio oráculo.

Joaquim Nabuco

Não há fealdade na natureza. Ela só existe nos nossos olhos.

Joaquim Nabuco

O que constitui o génio e a invenção de uma época ficará sendo a técnica, o lugar-comum, de outra. Uma onda de ideias novas, de frases bem cunhadas, que muito custaram aos seus autores, entra diariamente em circulação, e depressa se torna o palrar inconsciente dos iletrados.

Joaquim Nabuco

O pensamento, apesar de tudo, é uma esterilização. Não há perigo de que ele venha, algum dia, a triunfar sobre a natureza, que é a vida.

Joaquim Nabuco

A literatura de outras eras não pode suprir a literatura dos nossos dias. Cada geração quer exprimir o seu próprio pensamento, e nunca duas épocas diversas, nem sequer duas gerações sucessivas, tiveram os mesmos ângulos inteletuais de visão.

Joaquim Nabuco

Há máquinas de felicidade dispendiosas, que funcionam com enorme desperdício, e há outras económicas, que, com as migalhas da sorte, criam alegria para uma existência inteira.

Joaquim Nabuco

a escravidão não consetiu que nos organizássemos e sem povo as instituições não tem apoio, a sociedade não tem alicerce

joaquim Nabuco

...enquanto a nação não tiver consciência de que lhe é indispensável adaptar à liberedade cada um dos aparelhos do seu organismo de que a escravidão se apropiou, a obra desta irá por diante mesmo que não haja mais escavos

Joaquim Nabuco

O gênio sem paixão é o asceta da poesia, não é o poeta.

Joaquim Nabuco


Contato Politica de Privacidade Datas Comemorativas Parceiros Facebook Twitter