Frases de Guimarães Rosa

> Autores > Guimarães Rosa



26 - 50 de 57 pensamentoss de Guimarães Rosa

-Adianta querer saber muita coisa? O senhor sabia, lá para cima - me disseram. Mas, de repente chegou neste sertão, viu tudo diverso diferente, o que nunca tinha visto. Sabença aprendida não adiantou para nada... Serviu algum?

Guimarães Rosa

Eu quase que nada não sei. Mas desconfio de muita coisa.

Guimarães Rosa

Sempre que se começa a ter amor a alguém, no ramerrão, o amor pega e cresce é porque, de certo jeito, a gente quer que isso seja, e vai, na idéia, querendo e ajudando, mas quando é destino dado, maior que o miúdo, a gente ama inteiriço fatal, carecendo de querer, e é um só facear com as surpresas. Amor desse, cresce primeiro; brota é depois."

Guimarães Rosa

"No mais, mesmo, da mesmice, sempre vem a novidade."

Guimarães Rosa

Como não ter Deus?! Com Deus existindo, tudo dá esperança: sempre um milagre é possí­vel, o mundo se resolve. Mas, se não tem Deus, há-de a gente perdidos no vai-vem, e a vida é burra. É o aberto perigo das grandes e pequenas horas, não se podendo facilitar, é todos contra os acasos. Tendo Deus, é menos grave se descuidar um pouquinho, pois no fim dá certo.

Guimarães Rosa

outrarte
o ouro esboço
do crepúsculo

Guimarães Rosa

entre as folhas
de um livro-de-reza
um amor-perfeito cai

Guimarães Rosa

Que isso foi o que sempre me invocou, o senhor sabe: eu careço de que o bom seja bom e o ruim ruim, que dum lado esteja o preto e do outro o branco, que o feio fique bem apartado do bonito e a alegria longe da tristeza! Quero os todos pastos demarcados... Como é que posso com este mundo? Este mundo é muito misturado.

Guimarães Rosa

"Os outros têm uma espécie de cachorro farejador, dentro de cada um, eles mesmos não sabem. Isso feito um cachorro, que eles têm dentro deles, é que fareja, todo o tempo, se a gente por dentro da gente está mole, está sujo ou está ruim, ou errado... As pessôas, mesmas, não sabem. Mas, então, elas ficam assim com uma precisão de judiar com a gente..."

Guimarães Rosa

Tudo, aliás, é a ponta de um mistério, inclusive os fatos. Ou a ausência deles. Duvida? Quando nada acontece há um milagre que não estamos vendo.

Guimarães Rosa

(...) a gente carece de fingir às vezes que raiva tem, mas raiva mesma nunca se deve de tolerar ter. Porque, quando se curte raiva de alguém, é a mesma coisa que se autorizar que essa própria pessoa passe durante o tempo governando a idéia e o sentir da gente; o que isso era falta de soberania, e farta bobice, e fato é."

Guimarães Rosa

Ah, mas a fé nem vê a desordem ao redor...

Guimarães Rosa

"Para ódio e amor que dói, amanhã não é consolo."

Guimarães Rosa

"Deus come escondido, e o Diabo sai por toda a parte lambendo o prato."

Guimarães Rosa

Viver é muito perigoso... Porque aprender a viver é que é o viver mesmo... Travessia perigosa, mas é a da vida. Sertão que se alteia e abaixa... O mais difí­cil não é um ser bom e proceder honesto, dificultoso mesmo, é um saber definido o que quer, e ter o poder de ir até o rabo da palavra.

Guimarães Rosa

Tem horas antigas que ficaram muito mais perto da gente do que outras, de recente data. O senhor mesmo sabe.

Guimarães Rosa

"O rio não quer chegar, mas ficar largo e profundo...

Guimarães Rosa

Cada um rema sozinho uma canoa que navega um rio diferente, mesmo parecendo que esta pertinho.

Guimarães Rosa

Infelicidade é uma questão de prefixo.

Guimarães Rosa

"Viver para odiar uma pessoa é o mesmo que passar uma vida inteira dedicado à ela"

Guimarães Rosa

Quem sabe direito o que uma pessoa é?Antes sendo:julgamento é sempre defeituoso,porque o que a gente julga é o passado.

Guimarães Rosa

· "Mas quem é que sabe como? Viver... o senhor já sabe: viver é etcétera..."
· "O homem nasceu para aprender, aprender tanto quanto a vida lhe permita."
· "Saudade é ser, depois de ter."
· "Eu não sei quase nada, mas desconfio de muita coisa".
· "O amor é sede depois de se ter bem bebido."
· "Esperar é reconhecer-se incompleto."
· "A colheita é comum, mas o capinar é sozinho.
· "Amor é futuro à vista."
· "Cada palavra é, segundo a sua essência, um poema."
· "Infelicidade é questão de prefixo."
· "Na vida, o que aprendemos mesmo é a sempre fazer maiores perguntas."
· "O correr da vida embrulha tudo, a vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e depois desinquieta. O que ela quer da gente é coragem."
· "Pãos ou pães é questão de opiniães."
· "Quando escrevo, repito o que já vivi antes. E para estas duas vidas, um léxico só não é suficiente. Em outras palavras, gostaria de ser um crocodilo vivendo no rio São Francisco. Gostaria de ser um crocodilo porque amo grandes rios, pois são profundos como a alma de um homem. Na superfície são muitos vivazes e claros, mas nas profundezas são tranquilos e escuros como o sofrimento dos homens."
· "As pessoas nao morrem, ficam encantada"
· "Qualquer amor é um pouquinho de saúde, um descanso na loucura."
· "Ah, não; amigo, para mim, é diferente. Não é um ajuste de um dar serviço ao outro, e receber, e saírem por este mundo, barganhando ajudas, ainda que sendo com o fazer a injustiça dos demais. Amigo, para mim, é só isto: é a pessoa com quem a gente gosta de conversar, do igual o igual, desarmado. O de que um tira prazer de estar próximo. Só isto, quase; e os todos sacrifícios. Ou - amigo - é que a gente seja, mas sem precisar de saber o por quê é que é."

guimarães rosa

"Mãe, o que é que é o mar, Mãe?" Mar era longe, muito longe dali, espécie duma lagoa enorme, um mundo d´água sem fim, Mãe mesma nunca tinha avistado o mar, suspirava. "Pois, Mãe, então mar é o que a gente tem saudade?"

Guimarães Rosa

e um vaga-lume
lanterneiro que riscou
um psiu de luz

Guimarães Rosa

e um vaga-lume
lanterneiro que riscou
um psiu de luz

Guimarães Rosa


Contato Politica de Privacidade Datas Comemorativas Parceiros Facebook Twitter