Frases de Giacomo Leopardi

> Autores > Giacomo Leopardi
Giacomo Leopardi (29 de junho de 1789 - 14 de junho de 1837) foi um poeta italiano, nascido em Recanati na Itália, é um dos maiores poetas da lírica italiana. A sua obra revela muito péssimismo, melancolia e cepticismo.


26 - 50 de 49 pensamentoss de Giacomo Leopardi

Entendo por inocente não aquele que é incapaz de pecar, mas o que peca sem remorsos.

Giacomo Leopardi

Tem-se muito mais temor do ódio ou da cólera dos homens do que esperança no seu afecto e na sua gratidão.

Giacomo Leopardi

O simples facto de rir alto dá-vos uma superioridade assegurada em relação a todos os presentes ou circunstantes, sem excepção. Terrível e awful é a potência do riso: quem tem a coragem de rir é senhor dos outros, do mesmo modo como quem tem a coragem de morrer.

Giacomo Leopardi

Nenhuma qualidade humana é mais intolerável do que a intolerância.

Giacomo Leopardi

As pessoas são ridículas apenas quando querem parecer ou ser o que não são.

Giacomo Leopardi

Irmãos, a um mesmo tempo, Amor e Morte, / criarei a sorte. / Coisas assim tão belas / no resto do mundo não há, não há nem nas estrelas.

Giacomo Leopardi

Natureza nobre é aquela / que tem coragem / de olhar nos olhos / o destino comum, e que com franca língua, / sem subtrair nada da verdade, / confessa o mal que nos foi dado como destino / e a condição baixa e frágil do homem.

Giacomo Leopardi

É curioso ver que quase todos os homens de grande valor têm maneiras simples; e que quase sempre as maneiras simples são tomadas como indício de pouco valor.

Giacomo Leopardi

Do hábito da resignação nasce sempre a falta de interesse, a negligência, a indolência, a inatividade, e quase a imobilidade.

Giacomo Leopardi

Não há nada que demonstre tão bem a grandeza e a potência do intelecto humano, nem a superioridade e a nobreza do homem, como o facto de ele poder conhecer, compreender por completo e sentir fortemente a sua exiguidade.

Giacomo Leopardi

A velhice é o pior dos males, pois ela priva o homem de todos os prazeres deixando-lhe o apetite.

Giacomo Leopardi

Os homens envergonham-se não das injúrias que cometem, mas daquelas que recebem . Porém, para fazer com que os ofensores se envergonhem, não há outro caminho senão o de devolver-lhes a ofensa.

Giacomo Leopardi

Não apenas os homens, mas o género humano foi e sempre será necessariamente infeliz. Não apenas o género humano, mas todos os animais. Não apenas os animais, mas todos os seres a seu modo. Não os indivíduos, mas as espécies, os géneros, os reinos, os sistemas, os mundos....

Giacomo Leopardi

Não existe maior indício de ser pouco filósofo e pouco sábio do que desejar uma vida inteira de sabedoria e filosofia.

Giacomo Leopardi

Duas verdades em que os homens em geral nunca acreditarão: a primeira, a de não saber nada, a segunda, a de não ser nada. Acrescente a terceira, que depende muito da segunda: a de não ter nada a esperar depois da morte.

Giacomo Leopardi

O meio mais seguro de ocultarmos aos outros os limites do nosso saber é nunca os ultrapassar.

Giacomo Leopardi

Oh, como é bom / na juventude, quando a esperança / ainda é longa, e breves são o nosso passado doloroso / e a lembrança das coisas passadas, / mesmo se foram tristes e se a vida presente ainda é dolorosa como essa lembrança.

Giacomo Leopardi

As desgraças não requerem pranto, mas conselho.

Giacomo Leopardi

Nada é vergonhoso para o homem de espírito, nem é capaz de fazê-lo sentir vergonha e provar o desagradável sentimento dessa paixão, a não ser apenas o acto de envergonhar-se e de enrubescer.

Giacomo Leopardi

O primeiro motivo por que se está disposto a ajudar outro nas devidas ocasiões é a alta apreciação que se tem de si mesmo.

Giacomo Leopardi

Acreditaria que a embriaguez tivesse sido para os homens a primeira ocasião e a primeira causa do riso; outro efeito próprio e particular do género humano.

Giacomo Leopardi

O efeito mais determinado, e quase a soma dos efeitos que produz num homem de raro e elevado espírito o conhecimento e a experiência dos homens, é o acto de torná-lo muito indulgente em relação a qualquer fraqueza maior e excessiva, qualquer pequenez, tolice, ignorância, estupidez, maldade, vício e defeito alheio, natural ou adquirido....

Giacomo Leopardi

O homem que perdeu... a estima por si mesmo, deixa de ser bom para algo de grande ou magnânimo.

Giacomo Leopardi

Os melhores momentos do amor são aqueles de uma serena e doce melancolia, em que choras sem saber porquê, e quase aceitas tranquilamente uma desventura que não conheces.

Giacomo Leopardi


Contato Politica de Privacidade Datas Comemorativas Parceiros Facebook Twitter