Frases de Arthur Schopenhauer

> Autores > Arthur Schopenhauer
Arthur Schopenhauer, filósofo alemão do século XIX da corrente irracionalista

[Biografia]

51 - 75 de 70 pensamentoss de Arthur Schopenhauer

Nove décimos da nossa felicidade dependem da saúde.

Arthur Schopenhauer

A serenidade e a vitalidade da nossa juventude baseiam-se em parte no facto de que nós, ao subirmos a montanha, não vermos a morte, pois ela encontra-se do outro lado da encosta.

Arthur Schopenhauer

A honra é, objectivamente, a opinião dos outros acerca do nosso valor, e, subjectivamente, o nosso medo dessa opinião.

Arthur Schopenhauer

O amor é a compensação da morte.

Arthur Schopenhauer

Vista pelos jovens, a vida é um futuro infinitamente longo; vista pelos velhos, um passado muito breve.

Arthur Schopenhauer

As causas não determinam o carácter da pessoa, mas apenas a manifestação desse carácter, ou seja, as acções.

Arthur Schopenhauer

Ninguém é realmente digno de inveja, e tantos são dignos de lástima!.

Arthur Schopenhauer

Não ir ao teatro é como fazer a toilette sem espelho.

Arthur Schopenhauer

O dinheiro é uma felicidade humana abstracta; por isso aquele que já não é capaz de apreciar a verdadeira felicidade humana, dedica-se completamente a ele.

Arthur Schopenhauer

A riqueza influencia-nos como a água do mar. Quanto mais bebemos, mais sede temos..

Arthur Schopenhauer

Quem não tem medo da vida também não tem medo da morte.

Arthur Schopenhauer

Os eruditos são aqueles que leram nos livros; mas os pensadores, os génios, os iluminadores do mundo e os promotores do género humano são aqueles que leram diretamente no livro do mundo.

Arthur Schopenhauer

Sentimos a dor mas não a sua ausência.

Arthur Schopenhauer

A música exprime a mais alta filosofia numa linguagem que a razão não compreende.

Arthur Schopenhauer

Observei que o carácter de quase todos os homens parece particularmente adaptado a uma certa idade da vida, de modo que nela se apresenta da forma mais proveitosa. Alguns são jovens amáveis, e depois isso passa, outros, homens enérgicos e activos, dos quais a idade rouba todos os valores. Muitos apresentam-se mais favoravelmente na velhice, quando são mais indulgentes por serem mais experientes e serenos.

Arthur Schopenhauer

Talento é quando um atirador atinge o alvo que os outros não conseguem. Gênio eh quando um atirador atinge o alvo que os outros não vêem.

Arthur Schopenhauer

" Perdoar e esquecer equivale a jogar pela janela experiências adquiridas com muito custo. Se uma pessoa com quem temos ligação ou convívio nos faz algo de desagradável ou irritante, temos apenas de nos perguntar se ela nos é ou não valiosa o suficiente para aceitarmos que repita segunda vez e com frequência semelhante tratamento, e até de maneira mais grave. Em caso afirmativo, não há muito a dizer, porque falar ajuda pouco. Temos, portanto, de deixar passar essa ofensa, com ou sem reprimenda; todavia, devemos saber que agindo assim estaremos a expor-nos à sua repetição. Em caso negativo, temos de romper de modo imediato e definitivo com o valioso amigo ou, se for um servente, dispensá-lo. Pois, quando a situação se repetir, será inevitável que ele faça exactamente a mesma coisa, ou algo inteiramente análogo, apesar de, nesse momento, nos assegurar o contrário de modo profundo e sincero. Pode-se esquecer tudo, tudo, menos a si mesmo, menos o próprio ser, pois o carácter é absolutamente incorrigível e todas as acções humanas brotam de um princípio íntimo, em virtude do qual, o homem, em circunstâncias iguais, tem sempre de fazer o mesmo, e não o que é diferente. (...) Por conseguinte, reconciliarmo-nos com o amigo com quem rompemos relações é uma fraqueza pela qual se expiará quando, na primeira oportunidade, ele fizer exactamente a mesma coisa que produziu a ruptura, até com mais ousadia, munido da consciência secreta da sua imprescindibilidade."

Arthur Schopenhauer

Arthur Schopenhauer

Arquitetura é música congelada.

Arthur Schopenhauer

" O tempo é a forma graças à qual a vanidade das coisas aparece como a sua instabilidade, que reduz a nada todas as nossas satisfações e todas as nossas alegrias, enquanto nos perguntamos com surpresa para onde foram. Esse próprio nada é portanto o único elemento objectivo do tempo, ou seja, o que lhe responde na essência íntima das coisas, e assim a substância da qual ele é a expressão."

Arthur Schopenhauer

Arthur Schopenhauer

O homem é propriamente falando, um animal que agride.

Arthur Schopenhauer


Contato Politica de Privacidade Datas Comemorativas Parceiros Facebook Twitter